top of page

Cachoeira do Ribeirão Vermelho- Saiba o que não fazer

O Rio de Janeiro continua lindo sim, eu sei. O Cola aí também sabe. Mas, enquanto a nossa programação não chega lá, por que não explorar as belezas do nosso interior paulista? Pois é, foi isso que a gente fez. Ou tentou fazer na verdade.


Reunir pessoas dispostas a pegar uma trilha e tomar banho de cachoeira é fácil, o difícil é essa galera checar a previsão do tempo antes e ir preparada pro cansaço físico.


Cajuru é uma cidade no interior de São Paulo que possui algumas cachoeiras. Então eu, Fernanda Eid resolvi convidar alguns amigos para passar o domingo lá. Saindo de Ribeirão, o caminho é esse:


Você pode optar por ficar por lá e fazer camping ou passar só o dia. A segunda opção foi a que escolhemos dessa vez. Nós chegamos todos equipados com mochila, câmera, celular, comida e descobrimos logo na entrada que não daria para levar nada, pois a água durante a trilha iria até o peito, ou seja, molharíamos tudo. Descarregamos as coisas e eu levei apenas a GoPro.


Tínhamos a opção de fazer a trilha de uma hora e meia que chegaria até a Cacheira do Ribeirão Vermelho ou caminhar 15 minutos até a Cachoeira da Serra. Óbvio que escolhemos a mais difícil.


Começamos bem, porém, ao chegar na parte do rio ficamos em dúvida para que lado iríamos. Em direção ao movimento da água que poderia chegar a uma queda menor ou ir contra o movimento da água, chegando assim na queda de água principal. No entanto, nesse momento já estávamos todos cansados e descobrimos que sem preparo físico e com a quantidade de água que corria ficaria muito difícil subir.


Cansados e um pouco frustrados haha resolvemos voltar e optar pela trilha mais simples, a da Cachoeira da Serra, e ir na Cachoeira do Ribeirão Vermelho em uma época que não chova tanto, dessa forma o volume de água fica menor e assim é mais tranquilo chegar até a cachoeira principal. Mas, deu para lavar a alma e apreciar o visual da natureza. Olha só:

Veja o vídeo completo:


bottom of page