top of page

John John Florence é o campeão do Rio Pro 2016


A etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe chegou ao fim nesta quinta-feira (19), na Barra da Tijuca. Depois de vários Day Offs e ondas ruins, a WSL conseguiu realizar a final da temporada. Quem levou o caneco neste ano foi o havaiano John John Florence que já é quase um local devido ao carinho que recebe do público.


As baterias das quartas de final começaram logo cedo levando John John Florence, Jack Freestone e os brasileiros Adriano de Souza e Gabriel Medina para a semifinal. A dupla de craques do surfe brasileiro não havia conquistado essa fase desde o início do ano. Miguel Pupo que estava indo bem perdeu a vaga na semi para o australiano Jack Freestone.


As chances de título brasileiro no Rio Pro acabaram nas semifinais. As condições estavam extremamente difíceis sob temporal, até mesmo para os surfistas chegarem ao line-up com a ajuda dos jet skis. John John chegou com tudo contra Mineirinho. Tubos, aéreos e manobras na crista foram mais do que suficientes para desclassificar o paulista do Guarujá. Na soma de notas, John John atingiu 18.73 entre 20,00 pontos possíveis. Gabriel Medina estava com um pé na final e com um ótimo desempenho até essa fase da competição. Ele era uma das apostas para levar a etapa pela confiança que apresentava na hora de surfar a onda, fazer manobras e aéreos. No entanto, nos minutos finais, mesmo com um 9.07 o atleta sofreu a virada contra Jack Freestone, que mudou de estratégia, reagiu e foi para a primeira colocação da bateria em um somatório de 16.50 para 14.67 de Gabriel. Mesmo com a derrota, os resultados não foram tão ruins para os dois atletas do Brasil que agora entraram no top 10 do ranking. Com duas notas acima de 9, John John Florence surfou muito na final contra o aussie Jack Freestone e conquistou mais uma vez o campeonato no Rio de Janeiro. A primeira vez foi em 2012. O dia foi chuvoso, a final não foi tão calorosa como o ano passado, já que não havia nenhum brasileiro na disputa e o tempo não estava favorável, mas mesmo assim, John John foi recebido com muito carinho pelo público que conquistou devido ao seu carisma e surfe profissional. O surfista estrangeiro ganhou o prêmio de 100.000 dólares e saltou da 13.a para a terceira posição no ranking.


"Confesso que entrei na final um pouco nervoso, porque o Jack (Freestone) estava arrebentando no evento", disse John John Florence. "Eu achei que demorei muito para pegar ondas e no início eu tinha certeza que ele ia mandar um aereozão e me colocar em combination. Adorei que tinha bastante onda com pressão e são nessas condições que me sinto em casa. E o público aqui é demais, todo mundo me apoia bastante e acho que isso me ajudou a ganhar o campeonato”, completou o surfista estrangeiro.


Diante dos resultados, Matt Wilkinson continua na liderança do ranking, Italo Ferreiro vem logo em seguida, Caio Ibelli em quinto, Adriano de Souza em sexto e Gabriel Medina subiu para nono.


Próxima janela da Liga Mundial de Surfe será em Fiji, na Oceania entre os dias 5 e 17 de junho.

bottom of page