top of page

Sandboard: Surfe na areia

Hoje em dia, esporte com prancha é o que não falta. Afinal, os amantes da natureza e da adrenalina não perdem a oportunidade de inventar algo novo. O Cola aí vai preparar um material especial com várias informações sobre diversas modalidades como surfe, windsurf, kitesurf, snowboard, bodyboard. O escolhido de hoje é o sandboard, uma mistura de surfe, skate e snowboard que tem como cenário as dunas de areia.


A origem do nome vem do inglês “sand” que significa areia e “board” que significa prancha. Também pode ser chamado de “sandbording”. Partindo do alto, o esportista desliza em uma prancha e faz diversas manobras. O formato da prancha é bem parecido com uma de snowboard.

ricardoribasfotografia

Há muitas controvérsias a respeito da origem do esporte no Brasil. Se foi em Florianópolis ou em Fortaleza por volta de 1986, mas o fato é que esses lugares continuam sendo os principais picos nacionais para a prática da modalidade. Internacionalmente, ele é praticado na Argentina, Uruguai, Peru, África, Austrália e outros.


No início, eram utilizados pedaços de pranchas quebradas, de madeira ou até de papelão. Hoje em dia já existem pranchas com fibra de carbono. Além disso, os sandboarders utilizam bota, deck e dependendo do vento, a vela.


Dentre os tipos de competição do sandboard estão “Big Air” que vence o que fizer a manobra mais radical; o “Borad cross” que vence o que chegar primeiro dentre os quatro atletas em um percurso com obstáculos; o “Shalom” que vence o que contornar as bandeirinhas primeiro e o “Stop Style” que vence quem fizer melhor o percurso com obstáculos, porém a etapa é individual.


O esporte ainda é pouco conhecido e ainda precisa de mais patrocínio. No entanto, sempre há aqueles que se dedicam e são reconhecidos por isso. Dentre os principais atletas na modalidade estão Edras Tikinho, Digiácomo Dias, Shinaider, Netinho, Eduardo Wentz e os pioneiros contemporâneos Jack Smith e Gary Fluitt.


O Campeonato Mundial mais tradicional do esporte acontece na Alemanha, no Monte Kaolino, em Hirschay, onde há uma duna artificial com inclinação de 40º.



Para mais informações, acesse: http://www.sandboard.com/tutorial/index.html. Ou curta a página no Facebook.


Fontes: site oficial do Edras Tikinho, Guia da Semana, Info Escola, SandBoard.com e Diário do Nordeste.


bottom of page